CITEGEM:  novo trator de esteiras vai melhorar o manejo dos resíduos sólidos

20/02/2024 | Por: Christian Baum

CITEGEM:  novo trator de esteiras vai melhorar o manejo dos resíduos sólidos

O Consórcio Intermunicipal de Gestão Multifuncional (CITEGEM) realizou o ato de entrega oficial de um trator de esteiras no dia 16 de fevereiro, na sua sede, no entroncamento da ERS-207 com a BR-468, em Bom Progresso.

A máquina foi adquirida através do investimento de R$ 1.370.000,00, a partir da destinação de R$ 1 milhão pelo Fundo de Reconstituição de Bens Lesados (FRBL), do Ministério Público do RS, com a contrapartida de R$ 370 mil de recursos próprios.

O repasse viabilizou a aquisição do trator de esteiras para utilização no processo de operação das células do aterro sanitário a fim de proporcionar a adequada realização dos procedimentos para maior eficiência na gestão dos resíduos sólidos.

Participaram os prefeitos dos municípios que integram o Consórcio, bem como as promotoras de Justiça da Comarca de Três Passos, Andressa Maurente da Costa Garcia e Bárbara Bisogno Paz, representando o MP/RS e funcionários do CITEGEM.

O prefeito Municipal de Três Passos, Arlei Tomazoni, que preside o Citegem até o final de fevereiro, disse que esse novo equipamento estará auxiliando de forma muito importante o trabalho desenvolvido pelo consórcio. Ele também referiu que a sua gestão buscou priorizar a alocação de recursos para investimentos, melhorando a estrutura e proporcionando maiores receitas para a entidade.

Já o prefeito de Crissiumal, e secretário do CITEGEM, Marco Aurélio Nedel, destacou a importância do trabalho desempenhado pelo consórcio e a capacidade que os resíduos recolhidos possuem de gerar renda e alternativas economicamente e ambientalmente responsáveis, desde que se tenha planejamento e se busquem novas tecnologias.

As promotoras de Justiça da Comarca, parabenizaram o CITEGEM por ter apresentado o projeto que foi aprovado pelo MPRS por meio do FRBL, tornando possível o repasse da verba que foi fundamental para aquisição da máquina entregue.

O ato foi finalizado com a entrega simbólica da chave da nova máquina, por parte do representante da empresa vencedora da licitação Shark Máquinas.

Contemplado no Edital 01/2023-FRBL, o projeto elaborado pela empresa Prefesul Assessoria e Consultoria, tem o intuito de promover o desenvolvimento das atividades voltadas para o manejo adequado dos resíduos sólidos recebidos dos 12 municípios consorciados com o Citegem (Bom Progresso, Braga, Campo Novo, Coronel Bicaco, Crissiumal, Esperança do Sul, Humaitá, Sede Nova, São Martinho, São Valério do Sul, Tiradentes do Sul e Três Passos).

COVID-19 - Boletim Epidemiológico - 07/05/2024